terça-feira, 16 de dezembro de 2014

(한콜어) Learning Languages (Korean) - Aprendendo Idiomas (Coreano)

Olá, pessoal! 안년하새요! Tudo bem? :D

Hoje trago a nota com vários sites consultados sobre o aprendizado da língua coreana.  E também você notará que há um site em língua portuguesa para aqueles que não sabem o inglês (Veja o item 6).

Segue:


1. http://talktomeinkorean.com/












7. http://www.sejonghakdang.org/sjcu/home/main.do


Existem também aplicativos que podem ser encontrados no Google Play Store:





Muitas pessoas e amigos meus se interessaram em aprender a língua coreana após a divulgação de dramas como Who are you?, 49 Days e Scent of a Woman - assisti e acredito que sejam super indicados! Além do k-pop como Super Junior e AoA, por exemplo. Pessoalmente, adoro B.A.P e BTS.  A.R.M.Y & BABY FOREVER! :3

Além disso, há um grupo brasileiro onde você poderá encontrar materiais de estudo para download em língua portuguesa e em língua inglesa ou dicas de ferramentas para estudo: https://groups.google.com/forum/#!forum/hangugo_br

Para quem mora em Belém desconheço escola de aprendizado da língua coreana. :`(  

Espero que tenha sido útil o Note de hoje, galera! \o/ 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

(English) Learning Language - Backpacker & FTM

Olá, pessoal! Tudo bom? Espero que sim! :)

Encontrei dois projetos BETA (ainda em construção) muito bons que pretendem ajudar no aprendizado de língua inglesa com músicas e RPG! (Link: http://www.backpacker.com.br/)

Backpacker possui a história de você viajar para outro país (lembrou do programa Ciência Sem Fronteiras? pois é! coincidência será? mas uma excelente ideia!). Você irá customizar seu personagem e começará no aeroporto do lugar onde você já entrará em contato com a língua através de caixas de diálogos (parecido com os de rag, cabal...) e outros jogadores. 

O interessante é que logo no começo com essas caixas de diálogo você já começa a praticar seu grammar e reading! Super interessante para os(as) gamers! (:



FTM ou Feel the Music já pode ser mais interessante para quem é amante de música, mas sem descartar o interesse dos(as) gamers. Conhece o lyricstraining onde nós acompanhamos as músicas e também preenchemos os vazios dos lyrics? É parecido, porém você irá fazer seu bonequinho dançar (quanto mais o bonequinho dançar mais você estará indo bem!), além de possuir três opções das palavras cantadas e seguir o ritmo natural da música. Além disso, você também irá precisar de destravar as músicas com os pontos adquiridos ("upando": adquirindo exp). 



E é isso, pessoal! Espero que vocês gostem.

Cuidem-se e até mais! \o/ 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

(日本語) Learning Languages (Japanese) - Aprendendo Idiomas (Japonês)

Olá, pessoal! おはよう ございます! Tudo bem? Espero que sim.

Quem já assistiu ao Dragon Ball Z, Sakura Card Captors, Bucky, Kamen Rider Black e tantas outras séries de animação e tokusatsus? Sim, eu faço parte desse time!

Por causa da cultura pop japonesa - animes, mangás, tokusatsus, principalmente - muitos foram atraídos à Terra do Sol Nascente. 

E quando somos atraídos a uma cultura diferente muitos de nós já queremos aprender a língua. Ou para fins materiais como comprar mangás, revistas, livros sem esperar - algumas vezes - pela tradução em nossa própria língua ou para fins sociais - como viajar, conhecer lugares, pessoas - ou culturais - participar de eventos de dança, música, teatro - ou educacionais - ingressar em escolas, universidades, grupos de pesquisas -. Sim, tudo isso pode ser encontrado em nossos objetivos!

Para tudo isso precisamos de começar do básico e compreender que a busca pelo aprendizado de uma língua é constante. Quero dizer, por mais que você tenha um nível avançado de alguma outra língua você precisará de sempre estar reciclando seus conhecimentos. Sempre se aperfeiçoando. Nunca se comparando com outra pessoa. Somos todos diferentes e o aprendizado é único para cada um de nós por mais que tenhamos a mesma fonte de conhecimento.

A língua portuguesa para os brasileiros é considerada uma língua trabalhosa de ser aprendida até por nós. Então, você também pode considerar que outra língua também pode ser trabalhosa para qualquer outro nativo. A fluência ao meu ver é a possibilidade de podermos saber e conhecer o que não sabemos com o fator de já conseguirmos uma maior independência - com o uso menos frequente de dicionários e "frases-chave", por exemplo -.

E cada país possui um certo nível de fluência requisitado para fins específicos. Eu diria que esse nível já é até de senso comum. Uma pessoa que quer cursar em qualquer universidade pelo mundo afora, por exemplo, é preciso de conhecer termos específicos, dissertando sobre um assunto específico, saber como se expressar oralmente também. Mas isso não significa dizer que chegando nisso não é necessário mais estudar. Pelo contrário. O aprendizado se tornará cada vez mais constante, com maior aquisição de vocabulário, com maior facilidade para dissertar, com maior facilidade para conversar.

Penso que todos nós já nascemos com essa sensação de entender e ser entendido. É algo intrínseco de nossa natureza: expressão.

Bem, encontrei as seguintes fontes de aprendizado do idioma Nihongo (日本語):

(Iniciativa do Centro Internacional de Língua Japonesa da Fundação Japão)




(Iniciativa de um estudante de língua japonesa.)




(Iniciativa da NHK Japan Broadcasting Corporation)




E é isso, pessoal! 

Cuidem-se e ganbatte! \(^____^)/

sábado, 24 de maio de 2014

SOS Ciência - Uma iniciativa

Olá, pessoal! Tudo bom? Espero que sim. 

Galera, o Professor Dr. Gilson Volpato e sua equipe estão com a iniciativa do Clube SOS Ciência. Essa iniciativa é muito boa, principalmente porque quando nós cursamos a disciplina de Metodologia Científica é comum a estudarmos em um semestre ou, no máximo, um ano.

Bem, e é fundamental nós nos educarmos a como fazer ciência, não é? No âmbito da escrita, discussão, filosofia, publicação e princípios morais.

Nesse clube, o Profº está fazendo um grande trabalho em divulgar palestras feitas por ele, gratuitamente, responde às dúvidas dos estudantes cadastrados, discute alguns temas relacionados, enfim, é um trabalho de discussão de condutas científicas e educação para a ciência. 

Foi a primeira iniciativa que descobri para um mercado amplo - nós, estudantes -. E o mais importante: É gratuito!

Importante! :) Esta é a Equipe SOS Ciência:
Coordenador: Profº Dr. Gilson Volpato
Colaboradores: Profª Eliane Gonçalves de Freitas e Profº Rodrigo Egydio Barreto
Equipe Técnica: Nano Solusoft

Minha opinião? Além de tudo que escrevi, considero-a maravilhosa! Imagine termos essa possibilidade de escutar sobre os temas da ciência e outros relacionados e/ou correlatos a partir de alguém com mais de 25 anos de experiência? E, claro, não estou menosprezando o trabalho de outros profissionais. Mas dentro do aspecto de divulgação em ferramenta tecnológica de grande alcance - a internet - é uma inovação. Pessoalmente, não conheço outra ação similar. Caso você conheça, por favor, escreva seu comentário.

E é isso, pessoal! Fica essa nota. :)

Cuidem-se e até mais! \o/


domingo, 6 de abril de 2014

ResearcherID & LATTES

Olá, pessoal! Tudo bom? Espero que sim. :)

Quando os estudantes dos diversos campos de ciência se interessam pela pesquisa, tanto industrial quanto acadêmica, temos dificuldades em encontrar ativos pesquisadores naquela linha de pesquisa que nos interessamos. Não é? 

Pensando nisso, iniciativas da CAPES/CNPQ como o LATTES e os GRUPOS DE PESQUISA, tem facilitado (e muito!) a busca dos estudantes por áreas afins de pesquisadores experientes.

No entanto, noto uma preocupação global de compartilharmos conhecimento. Não que nunca tenha havido, porém com o advento da internet esse compartilhamento possui uma escala macro! Imagine se pudéssemos saber qual a linha de pesquisa que um pesquisador do IFPA, por exemplo, tem em comum com algum pesquisador da Tailândia. Seria muito legal, não é mesmo? Principalmente em termos de intercâmbio acadêmico e, quem sabe, industrial.

Pensando nisso, a Thomson Reuters criou a iniciativa do RESEARCHERID. Nesse site, pesquisadores e estudantes estão se cadastrando para terem aquelas informações, além de propor um melhor controle de publicação. É fato que já houve muitas pesquisas que falharam por questões de ética e, assim, profissionalismo. A Thomson Reuters espera que com esse projeto isso possa ser resolvido também.

E é isso por hoje, pessoal! Espero que vocês confiram esses três sites e que sejam úteis a você!

Cuidem-se e até mais! \o/

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

(All) Learning Languages - Tips (Special)

Hello, fellows!

I discovered a special site these days. There you will find english, french, russian, japanese, chinese books and more to learn the foreign language.

Here are: http://linguebooks.blogspot.com.br/

A very good initiative!

Please, enjoy it!

See you soon. \o/


Olá, pessoal!

Decobri um site especial nesses dias. Lá vocês irão encontrar livros de inglês, francês, russo, japonês, chinês e muitos outros para aprender a língua estrangeira. 

Aqui está: http://linguebooks.blogspot.com.br/

Uma grande iniciativa!

Por favor, aproveitem!

Vejo vocês em breve. \o/ 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

(English) Learning Languages - Tips

Hello, fellows! How are you? 

Well, some people who are visiting are not from Brazil, so I hope you can understand about what I am writing and sharing. :)

Today, I will show to you some sites to learn english in a fun way:


Try It! You will write down lyrics while you are listening to the songs.


Karaoke - Online and Free
Sing karaoke online and get a score based on your performance. Practice your singing and increase your score. Challenge your friends in becoming the next karaoke champion. All you need is a microphone, built in or connected to your computer


Welcome to Real English®, a completely free site forlearning English: original videos & interactive lessons, anEnglish teacher always present to help you, and a Community of teachers & students learning together. Extra activities on Facebook


Learn english with videos. - But need payment for more lessons. ;(


Some people find it fun anyway. ;)

Take care! See you soon. \o/

Canal "Aulas de Farmacologia Básica"

Olá, pessoal! Espero que estejam bem! Indico o canal do Youtube "Aulas de Farmacologia Básica", atualmente sendo feito pelo F...